top of page

NoCoWeb Group

Public·43 members

Honda CBR 900 RR Fireblade 1999: A História e as Características de uma Moto Revolucionária

Honda Cbr 900 Rr Fireblade 1999: A Moto que Revolucionou o Segmento Sporty

Se você é um apaixonado por motos esportivas, provavelmente já ouviu falar da Honda Cbr 900 Rr Fireblade 1999. Essa moto foi um marco na história da Honda e do segmento sporty, pois combinou um design arrojado, uma potência impressionante e uma dirigibilidade excepcional. Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre essa moto lendária, suas especificações técnicas, seu desempenho e sua história.

Honda Cbr 900 Rr Fireblade 1999 Ficha Tecnica Honda

Especificações Técnicas da Honda Cbr 900 Rr Fireblade 1999

A Honda Cbr 900 Rr Fireblade 1999 tinha um motor de quatro cilindros em linha, quatro tempos, DOHC, com quatro válvulas por cilindro e refrigeração líquida. Sua cilindrada era de 918 cc e sua potência máxima era de 130 cv a 10.500 rpm. Seu torque máximo era de 94 Nm a 8.000 rpm. Sua taxa de compressão era de 11,1:1 e seu sistema de alimentação era por carburadores Keihin CV de 38 mm.

A transmissão da moto era de seis velocidades, com embreagem úmida, multidisco e acionamento por cabo. A tração era por corrente. O quadro da moto era de alumínio extrudado com seção transversal tripla. A suspensão dianteira era por garfo telescópico Showa de 45 mm, com ajustes de pré-carga e retorno da mola. O curso da roda dianteira era de 120 mm. A suspensão traseira era por sistema Pro-Link, com amortecedor Showa, com ajustes de pré-carga, retorno e compressão da mola. O curso da roda traseira era de 125 mm.

Os freios da moto eram a disco nas duas rodas. O freio dianteiro tinha dois discos de 310 mm com pinças de quatro pistões. O freio traseiro tinha um disco de 220 mm com pinça de um pistão. Os pneus da moto eram radiais sem câmara, sendo o dianteiro de medida 130/70 ZR16 e o traseiro de medida 180/55 ZR17.

As dimensões da moto eram as seguintes: comprimento de 2.030 mm, largura de 685 mm, altura de 1.110 mm e entre-eixos de 1.405 mm. A altura do assento era de 810 mm e o peso seco era de 180 kg. A capacidade do tanque de combustível era de 18 litros.

Desempenho da Honda Cbr 900 Rr Fireblade 1999

A Honda Cbr 900 Rr Fireblade 1999 era uma moto que se destacava pelo seu desempenho incrível. Ela tinha uma aceleração de zero a 100 km/h em apenas 3,1 segundos e uma velocidade máxima de cerca de 254 km/h. Seu consumo médio era de cerca de 5,8 litros por cada 100 km rodados.

A moto também tinha uma ótima estabilidade e agilidade nas curvas, graças ao seu quadro leve e rígido, à sua geometria equilibrada e à sua suspensão bem ajustada. A moto transmitia confiança ao piloto e permitia uma pilotagem esportiva e divertida.

História da Honda Cbr 900 Rr Fireblade

A Honda Cbr 900 Rr Fireblade foi lançada em 1992 como uma resposta da Honda ao domínio das motos esportivas japonesas na época, como a Yamaha FZR1000 e a Suzuki GSX-R1100. O projeto da moto foi liderado pelo engenheiro Tadao Baba, que tinha como objetivo criar uma moto que fosse leve, potente e fácil de pilotar.

A primeira geração da Fireblade tinha um motor de 893 cc e uma potência de 122 cv. Ela pesava apenas 185 kg a seco e tinha uma relação peso-potência superior às suas concorrentes. Ela também tinha um design inovador, com um farol duplo na frente e um escape sob o banco traseiro.

A Fireblade foi um sucesso imediato e se tornou uma referência no segmento sporty. Ela recebeu diversas atualizações ao longo dos anos, aumentando sua cilindrada, sua potência, seu conforto e sua tecnologia.

A geração de 1999 foi a última a usar o motor original de quatro cilindros em linha com carburadores. Em 2000, a Fireblade ganhou um novo motor com injeção eletrônica e maior capacidade cúbica (929 cc). Em 2002, ela recebeu um novo quadro com dupla trave superior e um novo design mais agressivo.

A Fireblade continuou sendo produzida até os dias atuais, sempre se mantendo como uma das motos esportivas mais desejadas do mundo. Ela é considerada uma lenda entre os fãs da Honda e da velocidade.

Opiniões dos Usuários da Honda Cbr 900 Rr Fireblade 1999

A Honda Cbr 900 Rr Fireblade 1999 é uma moto que tem muitos fãs e admiradores pelo mundo. Os usuários que já tiveram ou têm essa moto costumam elogiar sua performance, sua beleza e sua confiabilidade. Veja alguns depoimentos de quem já pilotou essa máquina:

• "A Fireblade é uma moto incrível, muito rápida, leve e ágil. Ela tem um motor que responde bem em qualquer faixa de rotação e uma ciclística que permite fazer curvas com muita precisão e segurança. É uma moto que me dá muita satisfação e prazer em pilotar." - João, 35 anos, São Paulo.

• "Eu comprei a minha Fireblade em 1999 e até hoje não me arrependo. Ela é uma moto que nunca me deixou na mão, sempre funcionou perfeitamente e nunca me deu problemas mecânicos. Ela é uma moto que chama a atenção por onde passa, tem um design lindo e um ronco maravilhoso. Ela é uma moto que me faz sentir vivo." - Carlos, 42 anos, Rio de Janeiro.

• "A Fireblade é uma moto que eu sempre sonhei em ter. Ela é uma moto que tem tudo o que eu gosto: potência, velocidade, estabilidade e conforto. Ela é uma moto que me permite viajar longas distâncias com tranquilidade e também curtir umas aceleradas nas estradas. Ela é uma moto que me faz feliz." - Ana, 28 anos, Belo Horizonte.

Curiosidades sobre a Honda Cbr 900 Rr Fireblade 1999

A Honda Cbr 900 Rr Fireblade 1999 é uma moto que tem muitas curiosidades e fatos interessantes em sua história. Veja alguns deles:

• O nome Fireblade (lâmina de fogo) foi um erro de tradução do termo japonês "Fireball" (bola de fogo), que era o nome original do projeto da moto.

• A Fireblade foi a primeira moto esportiva a usar um farol duplo na frente, uma tendência que se tornou comum depois.

• A Fireblade foi a primeira moto esportiva a usar um escape sob o banco traseiro, uma solução que visava reduzir o peso e melhorar o centro de gravidade da moto.

• A Fireblade foi a primeira moto esportiva a usar um quadro de alumínio extrudado com seção transversal tripla, uma tecnologia que aumentava a rigidez e a leveza da estrutura da moto.

• A Fireblade foi a primeira moto esportiva a usar um pneu traseiro de medida 180/55 ZR17, uma medida que se tornou padrão depois.

Conclusão

A Honda Cbr 900 Rr Fireblade 1999 é uma moto que marcou época e que ainda hoje é admirada por muitos motociclistas. Ela foi uma moto que revolucionou o segmento sporty, ao oferecer uma combinação perfeita de leveza, potência e dirigibilidade. Ela foi uma moto que se destacou pelo seu desempenho, sua beleza e sua confiabilidade. Ela foi uma moto que fez história e que se tornou uma lenda.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e deixe seu comentário abaixo. Se você tem ou já teve uma Honda Cbr 900 Rr Fireblade 1999, conte-nos sua experiência e sua opinião sobre essa moto incrível. Obrigado pela leitura e até a próxima! ca3e7ad8fd

About

Welcome to the group! You can connect with other members, ge...
bottom of page